Apresentação

O 9º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza será realizado no período de 23 a 25 de julho de 2019, no campus Campos Centro do IFFluminense, com o tema REDEScobrir a ciência: velhos e novos desafios na licenciatura.

É notória a força da ciência no desenvolvimento da humanidade ao longo dos anos. As descobertas são dinâmicas, o avanço é contínuo. É da natureza da ciência o compartilhamento de informações e conhecimento e, antes mesmo da internet os cientistas já atuavam em rede.  Seja pela comunicação direta entre os pares, por meio da escrita ou pela via virtual, o intercâmbio de comunicações é inerente à atividade científica. 

Na sociedade contemporânea, com a evolução dos meios de comunicação e das tecnologias de informação, as redes sociais digitais têm contribuído para intensificar esta comunicação, potencializando o alcance e a velocidade da informação.  Dessa forma, o Ensino de Ciências que pretenda motivar o aprendizado do aluno, aproximando-o da forma como o conhecimento científico é produzido, dos resultados e discussões que a ciência e a tecnologia trazem à tona, não pode prescindir do propósito de se colocar em REDES.  Partilhar conhecimentos, experiências, práticas e metodologias, é se colocar em rede, é assumir a vocação da ciência para a construção coletiva do conhecimento científico, desde as bancadas dos laboratórios até as salas de aula, passando pelas bibliotecas e pela rede mundial de comunicação.

Vivemos um momento particularmente desafiador em que o conhecimento científico tem sido avaliado, julgado, na maior parte das vezes, com base no senso comum.  Por outro lado, o acesso do cidadão aos produtos e informações oriundos da atividade científica assume, hoje, proporções nunca vistas.

Ao pensar a formação de formadores, novos e velhos desafios se traduzem em inquietações que o 9º Encontro se propõe, se não a respondê-las, ao menos a explicitá-las, trazê-las para o debate rico e enriquecedor, inscrevê-las naquele lugar que é chave para o avanço da ciência e da própria humanidade: o da curiosidade que necessita ser atendida, o da pergunta que necessita de resposta.   Neste sentido, o tema – o REDEScobrir a ciência: velhos e novos desafios na licenciatura – se desdobra nos seguintes eixos:

- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências

- Educação inclusiva e o Ensino de Ciências

- Experimentação no Ensino de Ciências

- Formação inicial e continuada de professores de Ciências

- História e Filosofia da Ciência no ensino

- Tecnologia Digitais e inovação no Ensino de Ciências

- Ambientes de Aprendizagem para o Ensino de Ciências

 

Este evento marca o início das comemorações pelos 20 anos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza campus Campos Centro do IFFluminense.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Programação

  • 23/07/2019 - 14:00 - Credenciamento
  • 23/07/2019 - 18:00 - Abertura - Onde estão os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza?
  • 23/07/2019 - 19:00 - Palestra de Abertura
  • 24/07/2019 - 13:00 - Roda de Conversa - apresentações de trabalhos
  • 24/07/2019 - 16:00 - IFF Talk: Ciência em REDE: os desafios da divulgação científica
  • 24/07/2019 - 18:30 - 24/07 - MC 01: Unidades de ensino potencialmente significativas sobre refração e lentes com enfoque experimental - 18:30