Minicursos

24/07 - MC 01: Unidades de ensino potencialmente significativas sobre refração e lentes com enfoque experimental - 18:30

Ministrante: Professor Dr. Pierre Schwartz Augé (IFFluminense campus Campos Centro) Professor Ronald dos Santos Merlim (IFFluminense campus Campos Cambuci) Professora Vanessa dos Santos Merlim Saraiva (Professor SEEDUC-RJ e aluno do Programa de Mestrado em Ensino de Física IFFluminense campus Campos Centro)

O minicurso apresenta como objetivo analisar, quanto à aprendizagem, um produto educacional nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Refração e Lentes com enfoque experimental elaborado pelo autor na pesquisa de Mestrado. O produto elaborado é composto de várias atividades investigativas buscando a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa que são princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, que faz parte do aporte teórico dessa pesquisa. O minicurso apresenta um questionário inicial para coleta dos conhecimentos prévios, uma atividade experimental para estruturar os organizadores prévios, um suporte teórico sobre refração da luz e lentes esféricas e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo e no fim a construção de um mapa conceitual.

Número de vagas: 30

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24/07 - MC 02: Dos Modelos Atômicos as Partículas Elementares Através das Unidades Potencialmente Significativas (UEPS) - 18:30

Ministrante: Professora Dra. Cristine Nunes Ferreira (IFFluminense campus Campos Centro)

O mundo que vivemos está repleto de novas descobertas científicas que ultrapassam os muros das disciplinas. O grande desafio é como incluir essas descobertas no mundo escolar. O objetivo é utilizar as Unidades Potencialmente Significativas de para introduzir o estudo dos modelos atômicos, incluindo o modelo padrão das partículas à nível médio. O minicurso, seguirá os preceitos da UEPS com a apresentação de vídeos, com infográficos e sugestões de como prepara-los. Problematização inicial visando a colocação das principais questões do assunto incluindo química e física; apresentação de um seminário mostrando os aspectos gerais do assunto; a montagem de elementos químicos através das partículas elementares e suas propriedades, usando maquetes. Logo após essas atividades será apresentado um seminário mais abrangente, detalhando os aspectos básicos e discutindo sua aplicabilidade aos alunos. O minicurso também contará com a elaboração de jogos como o Bingo e o uso do software Kahoot.

Número de vagas: 20

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24/07 - MC 03: A Química como um projeto social: produção de sabão, sabonete e amaciante - 18:30

Ministrante: Professora Dra. Luísa Lima Mendes (IFFluminense campus Campos Centro

O minicurso pretende abordar os aspectos químicos da produção de sabão, sabonete e amaciante visando uma alfabetização científica. Após a abordagem da teoria, serão produzidos sabão a partir de óleo usado, sabonete e amaciante com menos compostos químicos do que os amaciante encontrados no comércio.

Número de vagas: 18

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24/07 - MC 04: Personalizando a sala de aula com recursos tecnológicos - 18:30

Ministrante: Professor Me. Manoela Barros Guimarães  (Mestra em Ensino de Ciências pelo IFRJ- Nilópolis)

O presente minicurso almeja apresentar, inicialmente, uma exposição a respeito do método Sala de Aula Invertida (SAI). Com base nos seus mentores, Jonathan Bergmann e Aaron Samns serão expostos: suas principais características e diversificadas possibilidades de implementação desse método em sala de aula. Posteriormente, serão trabalhadas, de modo prático, certas ferramentas educacionais que possibilitam o docente personalizar suas futuras aulas e adaptá-las em uma aplicação de sala de aula invertida. Dois softwares serão priorizados: o Pixton, um recurso online para criação de tiras e quadrinhos, e o Canva, uma ferramenta que permite criar design de projetos.

Número de vagas: 15

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24/07 - MC 05: O uso de mapas conceituais e do software Cmap Tools no estudo/ensino de ciências - 18:30

Ministrante: Professor Dr. Eliseu Roque do Espirito Santo (IFFluminense campus Itaperuna)

A aprendizagem escolar é realizada basicamente através de conceitos. Muitos estudantes acabam desorientados em meio a quantidade de conceitos que precisam assimilar em todas as disciplinas, e em especial, nas disciplinas científicas. Para uma aprendizagem significativa não basta apenas memorizar o conceito, é preciso aprendê-lo na sua significação. Para que isso ocorra o estudante precisa perceber as relações, as regularidades ou padrões, a hierarquia entre os conceitos, precisa organizar a informação. Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que ajudam na organização e apresentação da informação e, desse modo, contribui no processo de estudo e construção do conhecimento. Mapas conceituais foram desenvolvidos em 1972 no curso do programa de pesquisa de Joseph Novak na Universidade de Cornell nos EUA. No mini curso os alunos aprenderão o que são os mapas conceituais e seu uso no processo de estudo, desenvolverão mapas conceituais utilizando o software Cmap Tools.

Número de vagas: 20

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24/07 - MC 06: Educação ambiental: construção de uma horta agroecológica como ferramenta didática para educação básica a partir de práticas de conscientização - 18:30

Ministrante: Professora Dra. Renata Lacerda Caldas (IFFluminense campus Campos Centro) Professora Esp. Suzana Maria Santos de Oliveira Alencar (Centro Educacional 29 de Maio)

A implantação da horta é um laboratório vivo disponibilizado a diferentes práticas pedagógicas. Sua instalação no ambiente escolar proporciona uma abordagem de temas relacionados à educação ambiental e uma discussão interdisciplinar nos conteúdos de ciências colocados em seu contexto, como água, solo, plantas, alimentos e reciclagem de lixo, por exemplo. Desta forma, esta minicurso objetiva, ensinar técnicas voltadas para a construção de uma horta, a partir das ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em uma escola parceira de Campos, RJ, sendo elas o preparo do solo, a seleção do plantio e o processo de compostagem de uma forma agroecológica. Serão levados os materiais necessários para o ensino das técnicas a serem praticados e validados, para posteriormente contextualizar com os conteúdos citados acima. Ao final, serão distribuídas mudas, para que os participantes possam iniciar o cultivo da própria horta e ser utilizada em suas práticas docentes.

 

Número de vagas: 25

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24/07 - MC 07: Conselhos de verão: um Estudo de Caso sobre o Sol e suas radiações - 18:30

Ministrante: Professora Priscila dos Santos Caetano de Freitas (Mestre em Ensino de Física -  E.M. José do Patrocínio e E.M. Dr. Getúlio Vargas) Professora Rafaella Cruz Ferreira (Mestre em Ensino de Física - C.E. Benta Pereira)

O minicurso consiste na apresentação do método de ensino Estudo de Caso, juntamente com a aplicação desse método através de um Caso sócio-científico sobre a importância do uso do protetor solar, relacionando com conceitos do eletromagnetismo. Em seguida, os participantes selecionarão um assunto e construirão o seu próprio Estudo de Caso. Por fim, serão avaliados por meio do aplicativo online Plickers.

Número de vagas: 25

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24/07 - MC 08: A prática educativa experimental e lúdica como veículo de aprendizagem - 18:30

Ministrante: Professora Me. Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco (IFFluminense campus Campos Centro) Professora Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC))

NECESSÁRIO O USO DE JALECO. O minicurso tem como objetivo aproximar o professor da prática educativa com enfoque na ludicidade, tanto relacionado à experimentação quanto ao uso de jogos. A proposta nasce das ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), subárea de Ciências do IFFluminense campus Campos Centro, em uma escola parceira, cujo objetivo é o aperfeiçoamento dos futuros docentes e da melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. O minicurso está voltado para execução de algumas práticas como estudo do sentido da visão por fisiologia comparada entre o olho humano e o olho de boi, e jogos que abordam a temática de sexualidade. Inicialmente será feito uma breve apresentação do programa e em seguida faremos as práticas, na qual os participantes irão auxiliar na reprodução de jogos e experimentos, com base em procedimentos já validados.

Número de vagas: 30

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24/07 - MC 09: Aplicativos Educacionais para Aulas de Química: proposta para auxiliar a construção dos conhecimentos científicos - 18:30

Ministrante: Professora Dra. Valéria de Souza Marcelino (IFFluminense campus Campos Centro) Mestrando Saymon da Silva Almeida (IFFluminense campus Campos Centro) Mestranda Fernanda Cristina Rangel (IFFluminense campus Campos Centro)

Este minicurso foi elaborado levando em conta que i) o ensino de Química é caracterizado por seus conteúdos abstratos, o que leva ao desinteresse por esta disciplina e dificuldades em sua aprendizagem; ii) sabe-se que hoje, os alunos apresentam um padrão cognitivo diferente daqueles de décadas passadas, pois estão constantemente expostos aos mais diferentes tipos de mídias digitais. Sendo assim, pautados no mobile learning como área de pesquisa que investiga o uso de dispositivos móveis na educação, neste minicurso pretende-se apresentar o potencial pedagógico dos smartphones, disponibilizar uma seleção de aplicativos educacionais para as aulas de Química e proporcionar aos participantes o uso destes aplicativos no contexto de sequências didáticas condizentes com o ensino por investigação. Espera-se incentivar a adoção deste recurso educacional condizente com o cenário atual, levando aos alunos mais motivação durante as aulas e consequente melhorias na aprendizagem.

Número de vagas: 25

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25/07 - MC 10: A Química de coordenação como fonte de obtenção de metalofármacos com atividade antitumoral - 13:30

Ministrante: Professor Dr. Wagner da Silva Terra (IFFluminense campus Campos Centro)

Elementos metálicos desempenham papéis cruciais em processos biológicos. Além disso, é sabido que vários compostos orgânicos usados na medicina são ativados ou bio-transportados por íons metálicos, incluindo metaloenzimas. As inúmeras atividades exercidas por elementos inorgânicos têm estimulado o desenvolvimento de fármacos à base de metais. Compostos contendo metais são utilizados na medicina há cerca de 5 000 anos, como exemplo o cobre, utilizado pelos egípcios para esterilização de ferimentos, o ouro e posteriormente o ferro, empregados na fabricação de medicamentos para úlceras e dores reumáticas e o zinco, utilizado desde a antiguidade até os dias de hoje como agente cicatrizante. Além dessas enfermidades pode-se citar o câncer, o qual apresenta altas taxas de incidência, permanência e mortalidade, sendo responsável por mais de 12 % de todas as causas de óbito no mundo. Por essa razão existe um grande interesse no desenvolvimento de compostos com atividade citotóxica, para sanar, principalmente, o problema da resistência e da toxidez dos medicamentos convencionais. Baseado neste contexto este curso tem como finalidade apresentar os principais metalofármacos utilizados no tratamento do câncer, bem como seu mecanismo de ação. Além disto, este curso visa apresentar novos estudos sobre a Química de Coordenação, apresentando compostos químicos que podem se tornar futuros metalofármacos.

Número de vagas: 25

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25/07 - MC 11: Ciência para humanos: Ensino de Ciências numa perspectiva de Educação em Direitos Humanos - 13:30

Ministrante: Professora Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz (IFFluminense campus Campos Centro e Mestranda em Ensino de Física)

Diferentes cores de pele, cabelos, organização social, além da pluralidade do mundo subjetivo, assim são os seres humanos imbuídos de suas diversidades. Vidas tão distintas, mas com uma profundidade que excede a exterioridade: a dignidade humana. Diante da complexidade do mundo atual, repensar o Ensino de Ciências numa perspectiva de Educação em Direitos Humanos é uma proposta desafiadora, emergente e necessária. Dessa forma, esse minicurso apresenta estratégias de ensino que tecem diálogos entre conteúdos específicos de ciências e o necessário exercício de conhecer o ser humano e o seu valor perante a sociedade. Além de contar com atividades práticas que fomentam tal discussão, serão divulgadas experiências e pesquisas realizadas no âmbito da correlação entre Ensino de Ciências e Educação em Direitos Humanos. Espera-se, portanto, despertar um novo olhar sobre o Ensino de Ciências, considerando-o, também, como uma oportunidade de promover o respeito à dignidade humana.

Número de vagas: 40

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25/07 - MC12: Técnicas de ensino e Divulgação: abordando o tema Células de forma divertida e contextualizada - 13:30

Ministrante: Professora Esp. Suzana Maria Santos de Oliveira Alencar (Centro Educacional 29 de Maio)

Trata-se de minicurso para a apresentação de técnicas de ensino para o estudo da temática Células, resultado de atividades diferenciadas desenvolvidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Ciências, em parceria com escola municipal de Campos. A primeira técnica será ministrada na forma de atividade lúdica. Os participantes aprenderão na prática como utilizar jogos em sala de aula. Dois jogos desenvolvidos, jogo da memória e caça-palavras sobre organelas e suas funções serão implementados. Em seguida, e também com a participação do público, será apresentado um experimento para visualização microscópica e extração de DNA de células de vegetais como o morango, a banana, entre outros frutos. Ao final, serão apontadas maneiras de como avaliar tais atividades em sala de aula, bem como divulgar as propostas em meios digitais. Todas as técnicas apresentadas estarão disponíveis em material impresso a ser entregue aos participantes.

Número de vagas: 40

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25/07 - MC13: Palavras e Termos de Ciências da Natureza em Libras - 13:30

Ministrante: Professora Me. Cristiaine Silva Ribeiro (IFFluminense campus Campos Centro)

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a forma de comunicação natural do surdo e uma língua de modalidade visual-espacial. Desde 2002, a LIBRAS passou a ser reconhecida como meio de comunicação e expressão, e tornou-se disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, objetivando garantir a inclusão de alunos surdos em sala de aula regular. Com intuito de enriquecimento dos vocabulários de Ciências da Natureza (CN) em Libras, o minicurso tem por objetivo apresentar palavras e termos do campo de CN de forma dinâmica por meio de jogos, proporcionando aos cursistas o aprendizado significativo. Tendo como público alvo licenciandos em CN e professores da área. Assim, espera-se contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de educandos surdos e ouvintes.

Número de vagas: 30

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25/07 - MC 14: Fundamentos da espectroscopia UV-Vis e sua aplicação em análise de água - 13:30

Ministrante: Professor Dr. Leonardo Munaldi Lube (IFFluminense campus Campos Centro)

A absorciometria molecular no ultravioleta e visível é a medição da quantidade de energia radiante com certo comprimento de onda que é absorvida por uma amostra. O espectrofotômetro é o equipamento que realiza essa medição, consistindo em um método da análise química instrumental ótico, que possibilita a quantificação de diversas substância, podendo se dar de forma direta, pela absorciometria de uma determinada substância, alvo da análise, ou de um produto da reação do analito alvo com reagentes específicos, que irá ser capaz de absorver radiação na faixa do UV-vis. As transições eletrônicas que ocorrem nos compostos compõem a natureza do fenômeno no qual a absorciomentria se fundamenta. Sendo assim, é fundamental o entendimento de como essas transições ocorrem e como se explica a organização eletrônica nos compostos para a aplicação e desenvolvimento dessa técnica analítica. A viabilidade da aplicação quantitativa dessa técnica se dá pela relação entre a absorvância (também chamada absorbância ou absorvência) de uma solução e a concentração presente do analito alvo, descrita pela Lei de Lambert-Beer. A aplicação analítica da absorciometria se popularizou na década de 1940, quando o primeiro espectrofotômetro foi inventado, levando a uma melhoria na precisão dos resultados e diminuição do tempo de análise. Com isso, inúmeros métodos analíticos foram desenvolvidos e hoje se aplicam a dosagem de substâncias. Nesse minicurso iremos abordar a fundamentação teórica da espectroscopia aplicada a absorciometria, o funcionamento e partes do espectrofotômetro e alguns métodos de análise, como por exemplo: a dosagem de cloro ativo e flúor em água, ureia, lipídeos, proteínas e carboidratos.

Número de vagas: 20

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25/07 - MC 15: Propostas pedagógicas para o aprendizado em botânica - 13:30

Ministrante: Professora Dra. Natália Deus de Oliveira Crespo (IFFluminense campus Campos Centro) Professora Dra. Luciana Belarmindo da Silva (IFFluminense campus Campos Centro)

 

Os desafios para o processo ensino aprendizagem na área de botânica são grandes. Este ramo da biologia é considerado de difícil compreensão para alunos e compreende um extenso campo do conhecimento, incluindo muitos termos científicos. As dificuldades e desinteresse dos alunos em relação a Botânica associam-se a diversos fatores. Entre eles, um ensino essencialmente teórico, descontextualizado, a falta de atividades práticas e de materiais didáticos e, também pela escassez de pesquisas sobre o ensino de Botânica. Visando contribuir para formação inicial e continuada de futuros professores nas diversas dimensões do ensino de Botânica o presente minicurso tem por objetivo abordar diferentes estratégias metodológicas facilitadoras para o aprendizado em botânica. Usaremos análise de artigos científicos com enfoque nas características locais dos ecossistemas terrestres do norte fluminense, montagem e caracterizações botânicas por meio de um terrário/mini jardim, atividades lúdicas por meio de jogos e modelos didáticos, experimentos investigativos, composição química de adubos caseiros, entre outros. Esperamos com este minicurso motivar os participantes a terem uma prática reflexiva, dinâmica e em rede para as diferentes áreas do saber em ciências.

 

 

Número de vagas: 25

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25/07 - MC 16: Estação de tratamento de água: recurso na aprendizagem do conteúdo de Química - 13:30

Ministrante: Professora Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre (Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC))

O minicurso tem como objetivo apresentar uma prática educativa para o ensino do conteúdo separação de misturas, abordado no 9o ano do Ensino fundamental. Neste serão utilizadas metodologias que envolvem ludicidade e experimentação. Utilizaremos uma maquete da ETA (Estação de Tratamento de Água) diferenciada, feita com materiais acessíveis e, ao final do curso, um jogo, a fim de verificar os conhecimentos obtidos. Com isso, pretende-se mostrar para o público participante a importância de associar os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano, a fim de que os alunos consigam compreendê-lo de forma contextualizada, através da assimilação, facilitando a prática docente e obtendo melhor rendimento.

Número de vagas: 30

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25/07 - MC 17: Pesquisa em Ensino: escrita e normas - 13:30

Ministrante: Professora Dra. Renata Lacerda Caldas (IFFluminense campus Campos Centro)

Trata-se de minicurso cujo objetivo geral será levar orientações para a escrita de um texto monografico. Como modelo de formatação e normas para a escrita textual, será utilizado o template desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFFluminense. Inicialmente, por meio de exposição oral e dialogada, serão abordadas as etapas de uma pesquisa, a saber, a definição da problemática, da pergunta de partida, dos objetivos geral e específicos, do referencial teórico, da metodologia; algumas tipologias de métodos de análise de resultados; escrita das conclusões e das referências. No segundo momento do minicurso serão apresentados alguns métodos/metodologias de ensino para elaboração de sequências didáticas na temática das ciências. Finalmente, os participantes realizarão atividade avaliativa-Vê de Gowin, cuja finalidade é auxiliar na visualização geral das etapas/partes da pesquisa.

Número de vagas: 40

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25/07 - MC 18: Microscopia para o Ensino Fundamental: ciência para além da teoria - 13:30

Ministrante: Professora Me. Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco (IFFluminense campus Campos Centro) Professora Esp. Joelma Conceição Severo Xavier (Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro. (SEEDUC/RJ)

O presente minicurso visa facilitar o ensino de ciências nas escolas públicas, utilizando poucos recursos, o professor será capaz de apresentar a seus alunos o fantástico mundo micro das células. As aulas experimentais são atrativas, despertam o interesse pela ciência e dá significância ao aprendizado. O minicurso ocorrerá em duas etapas: na primeira, relembraremos as principais estruturas que compõe o microscópio e suas respectivas funções; em seguida, cada participante será instruído como montar uma lâmina com materiais de fácil acesso, conseguindo visualizar célula animal, parede celular de célula vegetal e estômatos. Serão apresentadas as formas mais fáceis de se conseguir um bom corte e assim conseguir uma boa visualização da amostra. Além disso, cada participante praticará as técnicas de melhor focalização da imagem e manutenção do microscópio para que o mesmo prolongue sua vida útil.

Número de vagas: 30

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